quinta-feira, 12 de julho de 2012

5º Concurso Nacional de Redação do Senado dá oportunidade a jovens piauienses

Jovens de 16 a 19 anos, matriculados no ensino médio da rede pública estadual do Piauí têm a chance de compor por três dias o Senado Jovem Brasileiro. Eles poderão apresentar, debater e votar propostas de interesse da população, aprender sobre tramitação de leis e processo legislativo. A oportunidade é oferecida pelo 5º Concurso Nacional de Redação, promovido pelo Senado Federal em cooperação com o Ministério da Educação e secretarias estaduais de Educação.
 
Para participar do concurso, os estudantes devem fazer uma redação dissertativa de 20 a 30 linhas sobre o tema Meu Município, meu Brasil. O concurso tem três etapas. Na primeira, as escolas selecionam o texto de um aluno, que deve ser inscrito na Secretaria da Educação e Cultura (Seduc) até 31 de agosto. 

Na segunda, a Seduc selecionará os três melhores textos enviados pelas escolas e os encaminhará para o Senado Federal, até 28 de setembro. Na última etapa, nacional, uma comissão julgadora indicada pelo Senado seleciona as redações classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares.
 
Os primeiro colocados de cada unidade da Federação serão convidados a integrar o Senado Jovem Brasileiro e viajarão a Brasília para simular a atuação de senadores. Além disso, cada finalista receberá um computador portátil, certificado de participação no concurso e medalha. As escolas dos três primeiros da etapa nacional receberão computadores de mesa para uso coletivo na escola.
 jovemsenador01
O texto deve ser manuscrito em folha de inscrição própria, disponível na página do programa na internet. Os custos com transporte para Brasília, acomodação e alimentação na capital ficam por conta do Senado.

Os trabalhos dos estudantes, em 2012, serão acompanhados por uma comissão composta por oito senadores: Cyro Miranda (PSDB-GO), João Vicente Claudino (PTB-PI), Vicentinho Alves (PR-TO), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Eduardo Lopes (PRB-RJ), Kátia Abreu (PSD-TO) e Paulo Davim (PV-RN). Os parlamentares mostrarão como funcionam os trabalhos no Senado.

O concurso de redação e o projeto Jovem Senador fazem parte do programa “Senado Jovem Brasileiro”, criado pela Resolução 42/2010, com o objetivo de permitir que estudantes brasileiros conheçam o funcionamento do processo legislativo e estimular um relacionamento permanente dos jovens com o Senado Federal.

O programa é realizado com o apoio Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. A Secretaria Geral da Mesa e a Secretaria Especial de Comunicação Social, por meio da Secretaria de Relações Públicas, são responsáveis pela organização do programa. A Consultoria Legislativa do Senado também é parceira do projeto.
Acesse o site http://www12.senado.gov.br/jovemsenador para mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário